CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

EFEITOS COMUNS DAS CIRURGIAS

Toda cirurgia, todo procedimento cirúrgico causa alguma repercussão no organismo.

Como toda cirurgia envolve cortes e manipulação dos tecidos do corpo, irá acontecer um processo de recuperação e de cicatrização.

Para que isto aconteça, vários hormônios e substâncias são liberadas pelo organismo, tanto no local da cirurgia quanto na circulação, para que o corpo se defenda e se recupere da cirurgia. 

Isto é algo que ocorre naturalmente, entretanto pode trazer desconfortos. A dor e a indisposição que ocorrem após as cirurgias são exemplos deste período de recuperação.

Quanto mais cortes são realizados, quanto maior é a cirurgia e quanto mais tempo ela dura são fatores que estão diretamente relacionados aos efeitos da cirurgia (e também aos riscos).

O QUE É A CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

O princípio das cirurgias minimamente invasivas é realizar as operações por cortes (incisões) menores, através da videocirurgia - cirurgias por vídeo.

Mas não é só isto ! 

É principalmente ser o menos invasivo e agressivo com o organismo. É controlar a dor com o que há de mais efetivo. É utilizar equipamentos modernos de anestesia que fazem com que as doses dos medicamentos sejam exatas e possam gerar menos efeitos colaterais. É poder fazer cirurgias no tórax sem utilizar drenos ou usando os mais finos possíveis.

É poder utilizar a mais alta tecnologia disponível, como a Cirurgia Robótica, para executar a cirurgia com extrema precisão.

É fazer com que a cirurgia gere o menor trauma possível para o corpo, independente da complexidade da cirurgia.

Isto se traduz em uma recuperação mais rápida, menos tempo de permanência no hospital e retorno precoce às atividades da rotina do paciente.

É segurança para o paciente, desde os mais jovens até os idosos!
adoecimento
Nunca esperamos adoecer. Preocupa-nos muito saber que nós mesmos ou alguém muito próximo de nós está doente. 

Saber então que será necessário realizar uma cirurgia, gera uma inquietação e angústia muito grandes.

Tanto a cirurgia, a anestesia e os cuidados na recuperação evoluíram muito nos últimos anos, buscando sempre o melhor tratamento possível, o alívio da dor, do constrangimento e do sofrimento.

Nestas horas é muito importante saber que você não está sozinho. Eu e toda a equipe estamos aqui preparados para poder ajudar neste caminho da recuperação.

Dr. Juliano Mendes de Souza

Exemplo de imagem
Prof. Dr. Juliano Mendes de Souza - Cirurgião Torácico e Cardiovascular - CRM 18876-PR - RQE 14023 e 17346 / CURITIBA - Paraná
email: julianomendes.dr@gmail.com