CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA


EFEITOS COMUNS DAS CIRURGIAS

Toda cirurgia, todo procedimento cirúrgico causa alguma repercussão no organismo.

Como toda cirurgia envolve cortes e manipulação dos tecidos do corpo, irá acontecer um processo de recuperação e de cicatrização.

Para que isto aconteça, vários hormônios e substâncias são liberadas pelo organismo, tanto no local da cirurgia quanto na circulação, para que o corpo se defenda e se recupere da cirurgia. 

Isto é algo que ocorre naturalmente, entretanto pode trazer desconfortos. A dor e a indisposição que ocorrem após as cirurgias são exemplos deste período de recuperação.

Quanto mais cortes são realizados, quanto maior é a cirurgia e quanto mais tempo ela dura são fatores que estão diretamente relacionados aos efeitos da cirurgia (e também aos riscos).

O QUE É A CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA


O princípio das cirurgias minimamente invasivas é realizar as operações por cortes (incisões) menores, através da videocirurgia – cirurgias por vídeo.


Mas não é só isto ! 

É principalmente ser o menos invasivo e agressivo com o organismo. É controlar a dor com o que há de mais efetivo. É utilizar equipamentos modernos de anestesia que fazem com que as doses dos medicamentos sejam exatas e possam gerar menos efeitos colaterais. É poder fazer cirurgias no tórax sem utilizar drenos ou usando os mais finos possíveis.


É poder utilizar a mais alta tecnologia disponível, como a Cirurgia Robótica, para executar a cirurgia com extrema precisão.


É fazer com que a cirurgia gere o menor trauma possível para o corpo, independente da complexidade da cirurgia.


Isto se traduz em uma recuperação mais rápida, menos tempo de permanência no hospital e retorno precoce às atividades da rotina do paciente.


É segurança para o paciente, desde os mais jovens até os idosos!